Como se dá uma perícia técnica judicial ou extrajudicial na carteira de investimentos?
Hoje é muito comum ouvir que alguém iniciou seus investimentos no mercado de renda variável. Nos últimos anos o número de investidores em ações cresceu significativamente saindo de 1,6 milhões em 2019 para 3,17 milhões de investidores em 2020.
Existem algumas formas de ingressar no mercado acionário seja através de fundos investimentos, onde o gestor é responsável pela tomada de decisões, ou através da compra direta de ações, ou seja, você investidor toma as decisões de alocações dos seus investimentos ou ainda através de uma carteira administrada onde o investidor autoriza o gestor de investimento representar a sua pessoa física na corretora tomando todas as decisões de investimentos.
O que significa o crescimento dessa magnitude de investidores? Ousamos a dizer que uma grande parte não conhece sobre ações ou as regras para que um profissional seja responsável pelos seus investimentos e para deixa-lo um pouco mais informado, vamos focar em alguns possíveis erros que contribuem para uma perda além da desvalorização de um ativo e que leva tanto investidores como corretoras e gestores para o âmbito judicial.
Como mencionamos no início desse artigo, o investidor pode contratar um profissional de mercado para fazer a gestão de seu patrimônio, o que chamamos de Carteira Administrada. O primeiro ponto para observar é se a Gestora de Recursos e o Gestor de Investimentos estão cadastrados na Anbima* e CVM*. Outro ponto importante, o dinheiro deverá ser depositado na sua conta de investimento na Corretora escolhida. Vale ressaltar que encontramos alguns casos onde o investidor transferiu o dinheiro para a conta de um “gestor” e como acontece com o tempo a perda vêm e dificilmente é possível reaver o valor perdido. Então, tenha atenção com o profissional que irá cuidar do seu recurso – mesmo o profissional.
Esse tipo de assunto requer muito cuidado, outro ponto importante é a figura do Agente Autônomo de Investimentos (AAI). Esse profissional não pode realizar a gestão da sua carteira de investimentos segundo a norma dos órgãos reguladores, portanto não autorize que as decisões sejam tomadas por ele. O AAI – desempenha um excelente trabalho de recomendação de fundos de investimentos, ações, títulos de renda fixa e outros produtos que são analisadas por uma equipe profissional da Corretora de Valores o qual ele está vinculado.
Sem se estender muito, a perícia judicial ocorre quando há um problema entre as partes, e resolvem entrar na justiça para reaver seus recursos. No caso do mercado financeiro, tomamos como exemplo:
- gestão errônea em relação a política de investimentos;
- troca de ativos em excesso;
- execução de ordens sem autorização;
- conflitos de interesses;
- alocação em discordância com o perfil de investidor e etc.
A perícia técnica serve tanto para o investidor, o agente autônomo e para a corretora.
Vale ressaltar que a perícia técnica não é avaliar a carteira de investimentos e suas alocações, mas sim identificar os possíveis erros conforme comentado acima.
Portanto, se você teve algum problema ou mesmo que não tenha e quer um relatório isento entre em contato com o Time da Multiper.
Deixe um comentário