Por que a perícia deve ser acompanhada por um Assistente Técnico?
Deve ser acompanhada deste o ajuizamento da ação ou somente no início da fase probatória?
Em ações judiciais como o assunto é técnico, o juízo, muitas vezes se depara com um assunto que não domina, e assim, determina que um profissional especializado avalie a situação em litígio e relate para que possa ser proferida a sentença.
Na determinação do Perito, o Magistrado faculta às partes que também indiquem seu perito, ou seja, o Assistente Técnico. Este profissional tem por finalidade ajudar e acompanhar o trabalho do Perito Judicial, buscando mostrar a realidade dos fatos, os dados que são importantes para a interpretação do caso, municiando com documentos, atendendo as solicitações do perito, e também, dando suas informações para a formação de uma opinião adicional que será enviada ao juízo.
Da mesma forma como o Juiz está frente dos detalhes técnicos de outra área que não a sua, os advogados que defendem os casos, também estão frente de assuntos que podem não ter conhecimento integral. É nesse instante que o Assistente Técnico coloca a disposição da defesa o conjunto de seus conhecimentos para o convencimento do perito e do Juiz.
Sem o Assistente Técnico, a defesa acaba não sendo realizada na sua melhor forma.
Existem basicamente dois momentos onde o Assistente Técnico pode começar a participar dos trabalhos processuais, a saber:
- No inicio, no ajuizamento da ação, quando irá estudar o assunto, avaliar as informações e os documentos disponíveis que dispõe, preparar parecer, para municiar os advogados no preparo de uma completa inicial ou uma consistente contestação, ou.
- Na abertura de prazo que o Juízo concede quando da nomeação do Assistente e formulação dos quesitos. Nesta fase, poderá haver um completo e amplo trabalho, mas pode-se correr o risco de não ser possível conseguir defender certos pontos de vista, já colocados, tanto na inicial ou na contestação.
Pela experiência de 25 anos de trabalho, o que a Multiper mostra ser mais eficaz?
O que realmente trás resultados satisfatórios é o envolvimento do Assistente Técnico desde o inicio do processo, de preferencia podendo participar da elaboração da inicial ou contestação, naquilo que tecnicamente lhe compete. Desta forma dará segurança, não só na ajuda do entendimento da matéria técnica aos advogados, como também, no suporte documental disponível para a comprovação da tese jurídica.
Deixe um comentário