Avaliações econômicas de empresas para efeito de compra, venda, cisão e incorporação
Atualmente com a economia globalizada, grandes fluxos de capitais buscam alternativas de investimentos, nas incorporações, fusões e cisões, onde se faz necessário, saber o justo e real valor das empresas.
Além do valor de todo o seu ativo imobilizado, valor patrimonial, os ativos tangíveis, tais como, máquinas, equipamentos, instalações industriais, móveis e imóveis, existe uma parcela significativa no valor final do negócio que é o valor intangível, o valor econômico que deve ser mensurado.
E o que é o valor econômico de uma empresa?
O valor econômico de uma empresa é o valor que reflete o potencial de lucros a serem gerados , geralmente apurados por um fluxo de caixa descontado.
Qual é o valor de uma empresa?
O valor de uma empresa é o fluxo de caixa descontado de um período futuro mais o valor patrimonial menos o valor presente de suas obrigações.
Portanto, através de metodologia específica, critérios bem definidos e o estudo das particularidades de cada caso, é possível saber de forma segura e confiável, qual é o justo e real valor de uma empresa.
Alguns métodos de avaliação:
- Fluxos de Caixa Descontados
- Fluxos de Caixa Livres
- Fluxos de Caixa Livres para o Acionista
- Múltiplos de mercado – Outros (APV, Lucro Residual, Ohlson, Opções reais)
Para quais aplicações:
- Compra e venda de negócios / empresas;
- Disputas, reorganizações societárias ou reconhecimento de valor das cotas dos acionistas;
- Controle do desempenho de ações empresariais;
- Expansão de negócios;
- Fusão ou divisão de duas ou mais empresas;
- Para atender ao disposto a Lei n.º 11.638/07 na criação da conta de intangível, do valor justo para os ativos incorporado, e o CPC 04 (Intangíveis) e CPC 15 – Combinação de Negócios – Ágio por Rentabilidade Futura;
- Análises de Investimentos.